top of page
Onde estamos:

FPS: FATOR DE PROTEÇÃO SOLAR

  • Foto do escritor: rimelsecia
    rimelsecia
  • 30 de mai. de 2014
  • 3 min de leitura

Bom minha gente o babado é o seguinte, temos que usar protetor solar todos os dias para evitar manchas, envelhecimento precoce e principalmente o câncer de pele e outras doenças. Ele deve ser passado em todas as áreas expostas do corpo, inclusive em dias nublados.

O problema é que temos várias opções nas prateleiras pedindo para serem levadas para casa... mas muitas vezes ficamos na dúvida na hora de escolher qual o melhor.

A diferença mais visível entre os protetores, inclusive de mesma marca é o FPS, fator de proteção solar, os mais comuns são FPS15, FPS30, FPS60...

Aí todo mundo acha que o 60 é mais forte que o 15, mas será?

Hoje vou contar para vocês o que este tal de FPS muda na nossa vida...

O número de FPS é resultado de uma convenção internacional regulamentada por órgãos da área de medicamentos, como a Anvisa. Então teoricamente um protetor nacional FPS30 tem o mesmo efeito de um estrangeiro de mesmo número.

A melhor explicação que eu encontrei sobre o FPS foi da revista Super Interessante (Nov/2012 - http://super.abril.com.br/cotidiano/sao-numeros-fps-protetor-solar-725987.shtml).

Lá diz assim: O fator de proteção solar representa o tempo a mais que a pele fica protegida. Por exemplo, se sua pele leva cinco minutos para sofrer os efeitos do sol, ao passar um protetor com fator de proteção solar 15, a pele fica protegida por 15 vezes mais tempo (no caso, 75 minutos). O mesmo protetor sobre uma pele mais escura, que sofre os efeitos solares após sete minutos, protege por 105 minutos. Mas, cuidado. Isso não quer dizer que o FPS 60 seja quatro vezes mais poderoso que o FPS 15, mas que ele protege por quatro vezes mais tempo.

Então se você optar por um protetor com FPS15 sua pele vai estar protegida tanto quanto se escolhesse o FPS60, só que por menos tempo, por isso, você deve reaplicá-lo com maior freqüência!!! Quanto mais sensível ao sol for a sua pele, menor é o tempo de ação do protetor solar, por isso, as branquinhas sempre devem optar por um fator de proteção maior.

E se tem preguicinha de reaplicar o protetor não vai ter jeito, vai ter que comprar um com fator de proteção maior!!!

Ano passado vi na TV um teste realizado pela Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) com as marcas mais populares aqui no Brasil e nenhum dos protetores testados apresentou realmente o índice de proteção informado no rótulo #choquei

Clica no link e da uma bisoiada na reportagem.

Tirando todo o fuá sobre as marcas enganarem o consumidor ou não... O que mais tem importância é que o protetor solar, como mostrado na matéria, deve ter proteção contra os raios UVA, UVB e infravermelho.

Raios:

UVA = (não é raio uva é u v a)

Responsável pelo bronze e o causador de rugas e manchas. Não é bloqueado totalmente pelo protetor solar.

UVB

Este raio é que te deixa parecendo um camarão... mais abundante entre as dez horas da manhã e as quatro da tarde. Também é responsável pela produção de vitamina D!!! Já foi comprovado que nós curitibocas temos deficiência desta vitamina porque aqui está sempre nublado...

INFRAVERMELHO

Este malvadinho causa o envelhecimento de nossa cútis e é responsável pela sensação de calor.

Espero que tenha ajudado!!

E logo tem mais post sobre a escolha do protetor solar...

Bjuss

(por Aline)

 
 
 

Comentários


bottom of page